Gostou? Vai lá e me acompanhe no Twitter

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2007

Mini genial

Sempre fui fã dos carros e do marketing concept dos Mini Cooper. Desde quando ainda eram uma fábrica típica de carros baratos para ingleses de baixo poder aquisitivo, até virar um marco cool e serem adquiridos pela BMW.

Nos últimos anos os caras têm dado show, com soluções brilhantes de uso do mobiliário urbano.

A última é simplesmente de cair o queixo, e uma excelente utilização de uma coisaque considero um dos dogmas sagrados do marketing: reconhecer e aproveitar as forças e fraquezas de uma marca, utilizando tudo a seu favor.

Como o número de proprietários de Mini não é tão grande quanto os de Corolla, por exemplo, foi possível personalizar um outdoor para reconhecer os lucky bastards e saudá-los. Mas não é uma saudação qualquer...

Quando o cara compra o Mini, ele preenche lá o cadastro, com toooodos aqueles dados tipo nome, endereço, profissão, etc. Esses dados ficam gravados em um chip, localizado na chave do veículo.

Quando o MINI se aproxima do outdoor, uma tecnologia chamada RFID (identificação por rádio freqüência) lê os dados no chip e mostra mensagens únicas e personalizadas.

Por exemplo, se Mary é advogada, aparece a mensagem: "Mary, se movendo na velocidade da justiça". Ou se Mike é um chef, ele verá: "Mike, o prato do dia é a velocidade".

A idéia foi sugerida a MINI há cerca de ano, pela agência Butler, Shine, Stern and Partners, e agora foi colocada em prática em fase de testes.

ISTO É marketing de relacionamento, não intrusivo, trabalhando o pós-venda e a satisfação com a marca, enfim, um branding do caralho!!!!

Para saber mais, leia a matéria publicada ontem no New York Times.


Visto no Brainstorm9

Crane, Poole & Schmidt

Denny Crane is my shepherd, Alan Shore is his prophet and I shall not be in want.


Cue the Music!





E, claro, um testinho pra reforçar....


Qual advogado de Boston Legal (Justiça Sem Limites) você é?




Alan Shore, cheio de malícia, uma argumentação matadora, cínico porém gentil.
Para fazer o teste, clique aqui.!

Marcadores: , ,

Terça-feira, 30 de Janeiro de 2007

Semana decisiva

Proposta 2 feita, contra-respondida e aceita.

Agora ficamos na expectativa (brrrrr... mais espera) da proposta 1, aquela que eu quero, pela qual tenho tesão de ficar até madruga trabalhando e frintando todo o cerébro disponível( que não é pouco, I might add)

A semana vai ser longa e tensa, mas pelo menos na segunda-feira, de um jeito ou de outro, começa o ano pra mim.

E Mr. Nice Guy definitivamente é história.

Marcadores: , ,

Domingo, 28 de Janeiro de 2007

Jobinianas

Então o maestro soberano faria 80 anos neste dia 25 de janeiro. E as toneladas de especiais, DVDs, entrevistas e recapitulações inundaram as ondas sonoras, televisivas e os cabos e bandas largas.

E ainda foi pouco pra reverenciar Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim.

Evitando palavras fúteis, que nunca demonstrariam o que a obra de Jobim representa na minha vida, prefiro indicar a coletânea de vídeos que Jean Boechat reuniu no seu ótimo telescÓpica 2.5

Mas a minha preferida de todos os tempos, aquela que responde à antiga questão "Que música você guardaria para toda a sua vida e levaria para uma ilha deserta/abrigo atômico/último mega do IPod" é esta:



Estou amargo, estou pragmático, sufoquei Mr Nice Guy... Mas "Eu Te Amo',com Chico, Tom e Telma Costa é pra derreter o coração de qualquer um.

Sim, sou romântico... Sim, acredito que o amor um dia vencerá.

E deste amor, um dia, hei de sofrer.

Marcadores: ,

In vino veritas

Ok, então só eu não tenho vida social/grana/saco pra fazer alguma coisa no feriado...

A Paulista parecia a rua principal de Nossa Senhora do Passa Quatro em dia santo, a Brigadeiro está praticamente o salão de rock de uma cidade em Utah e a "blogosfera" (eita termozinho pernóstico) mais parada que que rua de velho oeste antes do duelo final. Juro que vi um monte de feno rolando ali entre o Wunderblogs e o Blogspot...

Como meu time tomou outro vareio, meus amigos estão (compreensivelmente) de saco cheio e/ou vivendo suas vidas, resta a este escriba tomar algumas taças de um mui decente Sauvignon Blanc Concha Y Toro 1996, descoberto numa dessas liquidações de vinhos que pipocam por aí.

A votre santè!

Marcadores: ,

Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2007

Som e Fúria

La vie n'est qu'une histoire racontée par un idiot, pleine de bruit et de fureur, et qui ne signifie rien...

Shakespeare in MacBeth.

Marcadores:

Beware...

ESCORPIÃO (23 out. a 21 nov.)
Guarde direitinho os papéis importantes - tendência a confundir e a perder documentos é grande hoje. Assuntos familiares são causa de expectativa desarrazoada; é quase certo que você esteja indo no caminho da decepção. Mentiras e histórias mal contadas fazem você perder a fé no próximo. Seja realista.

In Folha de S. Paulo, 26.jan.07

Marcadores:

Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2007

Boooommmm!

Explodiu!

O saco, as boas maneiras, a paciência.
E, como sempre, perto de quem não tem nada a ver com isso. Sorry, folks.

Mr. Nice Guy morreu de inanição. E com ele os sonhos de mudança, os planos ambiciosos, a certeza de que não era simplesmente um dos oficiais de camisa vermelha que descem junto com o grupo avançado e morrem na primeira cena após o teletransporte.

Spock, Kirk, Bones, aproveitem a aventura. Este alferes está fora da jogada.

O silêncio que vai imperar aqui reflete o colossal vazio resultante das tentativas de mudar o jogo.

*puffff*

Gone!

Marcadores:

Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2007

Get a First Life!

Uma boa sátira deve ser sempre reconhecida. E ma boa reação a ela também.

Darren Barefoot, canadense que já havia feito uma paródia à Applemania e o Código da Vinci com iCriptex.com, agora desenvolveu uma página fake absolutamente hilária e recheada de referências bem-humoradas aos pequenos percalços do dia-a-dia no endereço Get a First Life.

Com a mesma programação visual da home-page do Second Life, Darren coloca textos hilários como "Vá lá fora! Inscrição Gratuita", "First Life é um mundo analógico em 3D onde não há lentidão do servidor", "Seu mundo. Mal aê!" e - na minha opinião - as duas melhores:

"Fornique usando os seus genitais verdadeiros." e "Trabalhe. Reproduza. Morra."

É apenas uma página, sem links, mas com camisetas com os melhores textos sendo vendidas em uma página de e-comerce.

A melhor parte é que, com a repercussão esperada, Darren colocou um link para receber as famigeradas cartas de "cease and desist", as notificações legais que uma empresa envia quando interpreta que seus direitos autorais estão sendo violados.

Para surpresa do autor e dos milhares de visitantes, a Linden Labs reconheceu a piada e colocou, na própria página de comentários, uma carta de autorização para que a sátira fosse mantida no ar, usando os elementos que caracterizam logo do Second Life, e ainda autorizando Darren a vender suas camisas com o design satirizando o produto da Linden.

Isto é saber reconhecer seu papel e fazer um bom RP!

Parabéns ao Darren Barefoot e à Linden Labs!

Marcadores: ,

Arquivos funcionando!

Finalmente consegui fazer com que os links dos arquivos (ali embaixo, à direita...) funcionassem corretamente.

Não que isso vá mudar a cotação do Linden em relação ao Dólar, mas pelo menos me deixa um pouco menos frustrado e meus parcos leitores com um acesso melhor às elucubrações deste escriba desde agosto de 2005.

Os arquivos da encarnação anterior, desde 2001, serão colocados aos poucos...

Marcadores:

Domingo, 21 de Janeiro de 2007

"Little Did He Know..."

"Mais Estranho que a Ficção" é um daqueles filmes em que você fica sentado, ao acender das luzes, e pensa "Uau!".

A história do auditor da Receita Federal que começa a ouvir uma voz narrando cada passo de sua patética e rotineira vida tem mais surpresas e mais sentimento do que, a princípio, parece possível quando se imagina que é uma comédia com Will Ferrel e Dustin Hoffman.

Nem vou me alongar muito na descrição do filme em si. Recomendo que assistam - no cinema, bem entendido, não em DVD - e tirem suas próprias conclusões. Para alguém que vive da escrita, que tem viradas e inversões de roteiro em sua própria vida como este que vos traça estas linhas, é um wake up call.

Mais do que isso, é um lembrete para que não levemos tudo tão a sério, que esqueçamos um pouco as nóias e manias, aproveitando mais um pouco da miseravelmente pequena vida que levamos.

E, se isto parece clichê, é porque realmente é. Afinal, "cliché" é o termo usado na indústria gráfica para definir um certo conjunto de palavras tão utilizado que merece um bloco só para ele.

Falando em termos de marketing e utilização de mídia (Não dá pra evitar...) o design de produção é lindo, a programação visua é espetacular, com um quê de We 2.0. E o site oficial é extremamente bem feito, com bela usabilidade, interações ágeis, vídeos e entrevistas inseridas no contexto dos personagens, extras e downloads. Na verdade, parece com a sessão de extras do DVD, o que faz muito sentido, uma vez que a capacidade de receber informações e dados que temos hoje em dia.

Carpem Fuckin' Diem.

Marcadores:

Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2007

Empreendedorismo

Minha fofa amiga Ana Brambilla dá sinal de vida, gentilmente comentando a matéria do Valor de ontem.

A Aninha foi uma das pessoas que tentei contactar na sexta-feira passada, por causa do buraco do Metrô. Recém-chegada a SP, vinda do interior do Paraná, deve ter sido um mega-susto para minha doce amiga quando o chão se abriu do lado do prédio da Abril, onde trabalha.

graças a Deus,tirando o susto da descida de 17 andares em alerta, foi tudo tranquilo.

E lendo seu blog, me deparo com esta pérola do espírito empreendedor brasileiro



É a redação da Viva Mais, o que não deixa de ser uma internal joke em si mesma...

Marcadores:

Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2007

Mudando de lado




O escriba sai da redação e vira matéria de jornal...

Nesta quinta-feira o Valor Econômico publicou uma página inteira sobre a nova febre da Internet mundial, que está chegando no Brasil: o Second Life.

Como já sabem alguns dos leitores fiéis do Jambock, tenho me aventurado no SL desde o ano passado, sentindo que poderia ser uma nova mídia interessante para marketing, branding e relacionamento.

E o Valor gostou tanto das minhas declarações que virei o personagem de abertura da matéria. Beeem legal pela oportunidade de mostrar o que é realmente o programa.

E uma massagenzinha no ego, que não faz mal pra ninguém. Só preciso esclarecer que dois dados saíram errados: Não sou divorciado e não tenho 1,80m...

Tenho que agradecer e elogiar a postura da Rapp Collins neste caso, acreditando no potencial da ferramenta e dando condições de estudarmos os prós e contras de ações "in world", ou seja, dentro do SL.

Cliquem na foto ou aqui para ver a matéria completa.

Marcadores: ,

Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2007

Grey

Dia cinza...

Silêncio eloqüente nos telefones, uma calma quase fanstasmagórica na caixa de e-mail e o ponteiro do relógio na sua incessante caminhada, que não espera ninguém.

Energia se acumula, ameaça transbordar e inundar o cérebro, embotando os sentidos e deixando os centros de bom-senso e calma overloaded.

Acho que preciso ir correr, caminhar, gastar um pouco deste excesso.

Porque esperar tá foda!

Marcadores:

Terça-feira, 16 de Janeiro de 2007

Swinging on a star

Apesar da indefinição profissional (não, Camila, ainda não rolou) as coisas vão caminhando bem.

A amiga feliz novamente, com o coração entrando nos eixos e o estômago cheio de borboletas. Amore, foi lindo ver a tua carinha de felicidade sapeca hoje no almoço! Amo vocês dois e quero ver muitas caras felizes.

E fiquei mais feliz ainda ao saber que tomaram conta direitinho de você enquanto estava no Rio. Agora precisamos importar o Bonde das Mamíferas Parmalat (o que era aquela foto, meu Deus?) para Piracaia City.

Em casa, no Second ifeAmanhã ou depois sai uma matéria no Valor Econômico sobre Second Life, com uma entrevista deste escriba. Hoje a fotógrafa foi lá na Rapp para fazer as imagens que serão utilizadas junto com os screen-shots do meu avatar.

Muito engraçado como, em menos de dois meses lá, o pessoal já me viu dando uma entrevista para a TV Record (que ainda não foi exibida,mas será devidamente YouTubada) e agora uma sessão de fotos com direito a rebatedores, flashs e que tais.

Marcadores: ,

IPhone em ação

Mesmo que você não entenda uma palavra de inglês, assista ao vídeo abaixo. É uma matéria da rede americana CBS, com uma demonstração do IPhone feita por um dos executivos da Apple no dia do lançamento. A demonstração efetiva começa aos 39 segundos.

Eu espero...


Visto no Michel Lent e copiado na caruda. Valeu, Michel...

(pegue seu babador e volte pra gente continuar)

Repararam que o repórter não encostou no aparelho? Pode ser tudo pré-carregado, como uma grande demonstração em flash. Também reparem que a ligação que o cara da Apple tentou fazer não chegou a discar (pode ser pq é um aparelho em fase de certificação pela FCC, a Anatel de lá).

Nada disso importa. Se o IPhone fizer na vida real metade do que está sendo prometido, teremos que repensar tudo o que consideramos correto ou normal em celulares, ou mehor, aparelhos portáteis multi-tasks de comunicação pessoal e entretenimento.

Mesmo que o aparelho não seja certificado como celular, só estas funções de música, câmera e de palm já bastariam para fazer de um novo IPod um sucesso absoluto de vendas, fácil! (E não duvidem que a próxima geração de tocadores da Apple já venha com este perfil).

EU PRECISO DE UM DESSES!!!

Marcadores: ,

Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2007

New singers

A safra de novas cantoras é muito boa. Céu, Juliana Aquino, Vanessa Falabella (que finalmente rompe as montanhas alterosas e sai de Minas pra Sampa).

Mas a surpresa boa mesmo, para este escriba, é a voz macia e malemolente sedutora de Mariana Aydar, que lançou "Kavita 1". Dou aqui o braço a torcer, pois conheci a moça em 2005 ainda, durante as aventuras produtoras que empreendi com a Ana Brasil, na Luna Music.

Mariana era, então, só a filha da Bia Aydar, uma linda menina mezzo patricinha, mezzo forrozeira, que cantava em uma banda de forró e fazia participações em cds de amigos.

Pois seu primeiro single, "Deixa o Verão", me pegou de jeito. Não consigo ouvir sem que um semi-sorriso invada o meu rosto, pensando na situação descrita com carinho e gosto por Mariana.

Diria que a menina salvou uma bela letra da gravação risível que os Loser Manos perpetraram no disco Ventura.

Deixa eu decidir se é cedo ou tarde
Espere eu considerar
Ver se eu vou assim chique à vontade
Igual ao tom do lugar

Enquanto eu penso você sugeriu
Um bom motivo pra tudo atrasar
E ainda é cedo pra lá
Chegando às 6 tá bom demais
Deixa o verão pra mais tarde

Deixa
Deixa o verão
Deixa o verão pra mais tarde (repete 2x)


Não to muito afim de novidade
Fila em banco de bar
Considere toda hostilidade
Que há da porta pra lá

Enquanto eu fujo você preparou
Qualquer desculpa pra gente ficar
E assim a gente não sai
Esse sofá ta bom demais
deixa o verão pra mais tarde

Deixa
Deixa o verão
Deixa o verão pra mais tarde (2x)

Marcadores: ,

ūnus, duo, trēs, quattuor...

Dizem que contar até dez em grego ajuda a ter mais paciência, quando as coisas não acontecem e você fica naquela expectativa louca...

ἙΙΣ,
ΔΎΩ,
ΤΡΕΙΣ,
ΤΈΤΤΑΡΕΣ,
ΠΈΝΤΕ,
ἝΞ,
ἙΠΤΆ,
ΟΚΤΏ,
ΕΝΝΈΑ,
ΔΈΚΑ
Vou dizer que não está ajudando tanto não. :-(

Quem sabe em russo?

один,
два,
три,
четыре,
пять,
шесть,
семь,
восемь,
девять,
десять
Nah... também não.

Acho que vou para o Ibira correr e tentar relaxar o corpo na base do cansaço.

Murphy, Cabeludo, alguém: Fineza resolver esta parada aí, prum lado ou pro outro, ok?

Marcadores: ,

Terça-feira, 9 de Janeiro de 2007

Agora fu...

Já estava me preparando para comprar o meu novo Ipod - o terceiro na lista, depois de um 3g de 30G e do Nano.

Mas agora parece que vou ter que esperar mais um pouquinho pra já ir na jugular.



Steve Jobs anunciou hoje o lançamento do aguardado IPhone, um aparelho que combina um telefone celular GSM quadribanda, uma câmera de 2 Megapixels, acesso Wi-Fi e o browser Safari (na prática um MiniMac) e um Ipod de 4 ou 8 Gigas, tudo em um corpo belíssimo e com uma tela touch-screen de 3,5".

O preço sugerido é de US$ 499 ou US$599, dependendo da versão.

Por favor, veja a apresentação completa.

É de cair o queixo.

Eu quero. MUITO. Eu preciso. Tenho que te... GAHHHHH!!!

aham... ok, estou bem. Pode tirar a mão de mim e guardar aquela camisa de força.

Isso, obrigado.

Marcadores: ,

Segunda-feira, 8 de Janeiro de 2007

Amigos sofrem... Amores vão e vem, sentimentos afloram, sufocam e se esvaem como água que a chuva levou. Ao final sobram os caquinhos que nós, qual Sísifos remediados, tentamos remontar no que chamamos de vida.

I've been there, done that and got the fucking scars to show it.

Chato ver acontecer com pessoas a quem quero tão bem.

E o mais chato ainda é falar exatamente o que sempre odiei ouvir nessas horas: "A Vida continua, o trem nao pára pra ninguém, the show must go on, bla blabla".

Amo você, querida, e sofro por te ver sofrer.

Life is neither fair nor easy.
But is life, and as such should be lived.
In all its beauty and pain,
Mistakes and sufferings.

And we shall emerge a better person,
less naïve,
less inocent,
more human.

J Paiva, january 2007.

Marcadores: ,

Quarta-feira, 3 de Janeiro de 2007

Casa de Solteiro, espeto do que tiver...

Reproduzo aqui, sem permissão, uma crônica do genial Xico Sá, publicada originalmente em "no mínimo".

Belíssima definição do que é um apartamento de solteiro na megalópole paulistana. Quem conhece a PaivaCaverna vai reconhecer um ou dois aspectos.

Casa de homem [mais uma crônica, a pedidos]

Noves fora o “homem de predinho antigo”, aquela criatura que adora um pé-direito alto, um sofá de época e uma luz indireta, o macho solteiro é um desastre no capítulo decoração, principalmente aqui em SP, como este que vos bafeja a nuca. Tem lá o seu sofá velho, a sua tv, uma cama barulhenta, três ou quatro panelas _sem cabo_ encarvoadas pelo tempo, e copos de requeijão, muitos copos de requeijão, alguns deles ainda com um pedaço do papel do rótulo. Se brincar, o cara coleciona também os velhos copos de geléia de mocotó, um primor de utensílio “vintage”, vixe!

E quando a fofa, toda fina e fresca, nova namorada, chega lá no “muquifo” com a sua garrafa de champanhe?! Procura, procura as taças, para fazer uma graça com o marmanjo, e nada. O jeito é beber Veuve Cliquot em copo de extrato de tomate. Quem mandou apaixonar-se por um macho-jurubeba autêntico, que vem a ser justamente o avesso do metrossexual, aquele mancebo da moda que se lambuza de creminhos da Lancôme e decora o loft, sim, o ex-morava num loft, arghhhhhhhhhhhhh, de acordo com as tendências da revista “Wallpaper”, deus mio,vilgiiiii, argh again de novo!!!

“Uó-o-qué, rapaz, seje homi”, diria meu amigo Rinaldo, pai de uma deliciosa costela, lá no sítio Acauã, de Chã Grande, agreste do Pernambuco mais pernambucano. “Uópeiperrr”!, tento explicar… Mas que nada!, estoou diante de um homem de verdade.

Pior é quando ela tenta mudar tudo. E põe aquele seu quadro caríssimo e de grife numa sala que não tem nem mesmo um sofá que preste?!

Um desastre.

A fofa, toda metida a besta, não desiste nunca. Ai presenteia o bofe _sim, ela está doida e perdidinha pelo cabra!_ com uma batedeira prateada ultramoderna com 600 funções, que nunca será usada. Ai fica aquela batedeira high-tech fazendo companhia aos três pratos chinfrins e aos garfos tortos _como se o Uri Geller, aquele parapsicólogo que aparecia no “Fantástico” das antigas, tivesse jantado por lá ou feito faxina na área.

Ela começa a revirar geral, um deus-nos-acuda, numa casa onde ninguém havia mudado, caro Lirioboy, sequer uma planta de lugar. O reino vegetal, aliás, é outro ponto fraco do macho solteiro. Jarros, flores? Nem de plástico.

Na casa do homem solteiro típico, a utilidade triunfa sobre a estética. O cúmulo do utilitarismo. Sofá da tia-avó vira cama, como diz a minha amiga D., co-autora dessa crônica. A cama vira sofá, a rede vira sofá e cobertor, o cobertor vira cortina preso à persiana…

A falta de cortina é outra marca registrada do desmantelo do cavaleiro solitário. Quando muito, papel filme.
Abajur? De jeito maneira. Tosco no último, ele não tem cultura de luz indireta, nem nunca terá, esqueça.
Outro traço de personalidade do macho solteiro: tudo que chega até a cozinha vira tupperware _aquelas embalagens plásticas de lasanha comprada pronta, caixinha de entrega de comida chinesa ou japonesa, potes de sorvete…

Melhor assim do que as frescuras do ex da minha amiga D., a mesma rapariga acima citada. Ela entrou na casa dele e logo ouviu a advertência, em altos brados: “Não pisa de salto no meu carpete de madeira!”
“Nooooosssssa!,” arreganharia a bocarra o velho Costinha, se vivo fosse.

Marcadores:

Um pouco mais de paciência

Ah, paciência...

Se eu pudesse voltar ao céu e pegar um só item, nao pegaria beleza, inteligência ou saúde.

Pegaria o carrinho inteiro de paciência.

E a vida segue naquele esquema Rotina Zero!

Marcadores: ,

Terça-feira, 2 de Janeiro de 2007

Fresh Start

Novo ano... novas expectativas.

Noovo(a)s e antigo(a)s, novas personalidades (às vezes das mesmas pessoas). Novas chances, para cometer novos erros e conquistar novas vitórias.

Novo começo.