Gostou? Vai lá e me acompanhe no Twitter

Sexta-feira, 28 de Abril de 2006

Simplesmente genial.

A text about the rediscovering of small things by the tech-savy new generation. No translation yet, sorry.

A HERANÇA
Mario Prata

Ouve só. A gente esvaziando a casa da tia neste carnaval. Móveis, roupas de cama, louças, quadros, livros. Aquela confusão, quando ouço dois dos meus filhos me chamarem:

- Mãe!
- Faaala.
- A gente achou uma coisa incrível. Se ninguém quiser, pode ficar para a gente? Hein?
- Depende. Que é?

Os dois falavam juntos, animadíssimos:
- Ééé... uma máquina, mãe. É só uma máquina, velha, meio meio velha, sabe? É, mas funciona, está ótima!

Minha filha interrompeu o irmão mais novo, dando uma explicação melhor:
- Deixa que eu falo: é assim, mãe, oh
- é uma máquina, tipo um... teclado de computador, sabe... só o teclado?
- Só o lugar que escreve?
- Sei.

- Então. Essa máquina tem assim, tipo... uma impressora, ligada nesse teclado, mas assim, ligada mesmo, direto, sem fio. Bem, a gente vai, digita, digita...

Ela ia se animando, os olhos brilhando

- ... e a máquina imprime direto na folha de papel que a gente coloca ali mesmo! É muuuito legal! Direto, na mesma hora, eu juro!

Eu não sabia o que falar. Eu juro que não sabia o que falar diante de uma explicação dessas, de menina de 12 anos, sobre uma máquina de escrever. Era isso mesmo?

- ...entendeu mãe? ..zupt, a gente escreve e imprime, a gente até vê a impressão tipo na hora, e não precisa essa coisa chata de entrar no computador, ligar, esperar hóóóras, entrar no word, de escrever olhando na tela, mandar para a impressora, esse monte de máquina, de ter que ter até estabilizador, comprar cartucho caro, de nada, mãe! É muuuito legal, e nem precisa de colocar na tomada! Funciona sem energia e escreve direto na folha da impressora!

- Nossa, filha...

- ... só tem duas coisas: não dá para trocar a fonte, nem aumentar a letra, mas não tem problema. Vem, que a gente vai te mostrar. Vem...

Eu parei e olhei, pasma, a máquina velha. Eles davam pulinhos de alegria.

- Mãe. Será que alguém da família vai querer? Hein? Ah, a gente vai ficar torcendo, torcendo para ninguém querer para a gente poder levar lá para casa, isso éo máximo! O máximo!

Bem, enquanto estou aqui, neste "teclado", estou ouvindo o plec-plec a tal máquina, que, claro, ninguém da família quis, mas que aqui em casa ah! deu até briga, de tanto que já foi usada.

Está no meio da sala de estar, em lugar nobre, rodeada de folhas e folhas de textos "impressos na hora" por eles.

Incrível, eles dizem, plec-plec-plec, muito legal, plec-plec-plec. Eu e o Zé estamos até pensando em comprar outras, uma para cada filho.

Mas, pensa bem! ...se não é incrível mesmo para os dias de hoje, fala sério: sai direto, do teclado para o papel, e sem tomada! Céus! Que coisa....é fantástico.

Excelente!

Pré-Feriado... de novo!

* Artur fez a alegria da familia... E deu preocupação, já que nasceu de parto normal mas estava na posição errada... observação por 24 h, susto, reza. Faz parte do processo, né?

The newborn Artur already is a huge success within the family... and a great scare, as well. Born during a high-stressful labor, the little bugger was in observation for the first 24 hours. Almost a Jack Bauer...

* Aos 45 do segundo tempo consegui enviar a declaração do IR 2006. Ufa! Agora eu lembrei porque sempre fiz questão de mandar minha declaração sempre no início do prazo.

On the last day I sent my IRS form. Now I remeber why I ALWAYS send it early every year. It's such a stress for a few bucks.

* Mais um feriado, e infelizmente não vou poder viajar. desta vez a razao era ainda mais nobre - conhecer o novo Paiva. Mas ainda não vai ser desta vez.

Another holiday and - again - Ican't get out of town. Sighs...

* Em compensação, é bem provável que eu desça para a praia ao menos um dia. Cara, eu PRECISO respirar ar marinho.

and I SO NEED to walk on the beach... maybe I can skip one day and spend an afternoon breathing the salty air

* Como experiência, de vez em quando os posts serão bilingues.

As an experience, I'll post both in english and portuguese

Quinta-feira, 27 de Abril de 2006

Bem Vindo, Artur!!!

Neste exato momento, 08h00 de quinta-feira, minha irmãzinha caçula está na sala de parto em Belo Horizonte, esperando a chegada do Artur.

Para entrar no clima e "compensar" a espera de quase uma semana, o moleque resolveu dar os primeiros sinais de madrugada, com o rompimento da bolsa às duas da madrugada. Pelas notícias vindas diretamente da sala de espera, a mais nova mamãe está sem dores e com dilatação normal.

Mais notícias em instantes.

Informou o plantão do Tio Escriba!

My first nephew is about to being born. My baby sister has just entered the delivery room, and the little fella likes to make a grand entrance. Her water broke at 2:00 AM!

According to reports coming from the Waiting Room, Mother and Child are OK!

Welcome Artur!!!

Sábado, 22 de Abril de 2006

A força da torcida

Segunda rodada do Brasileiro da Série B... jogo ainda em andamento, Atletico 1 x 1 Nautico. E 27.575 pagantes!!

Foi com essa força que o Gremio voltou para Primeira Divisão! E como é bom ouvir a Massa cantando o hino no Mineirão, com a transmissão tão conhecida da Itatiaia pela Internet.

O ataque do Galo está mineiro até mandar parar: Danilin e Marcin...

Galo!

Update: Ramon faz 2 x 1 de letra!!!

Update 2: Goleiro do Nautico expulso!!! E a massa canta feliz da vida no Gigante do Mineirão!!!

Update 3: Marinho!!!! 3 x 1, de cabeça!!! (vai faltar ponto d exclamação)

Update 4: Recado para o Flamengo, que pega o Galo na quarta pela Copa do Brasil: OOOOOO URUBU PODE ESPERAR A SUA HORA VAI CHEGAR!!!!!!!!!

Looking back at you...

* For all the new readers and friends that are coming from abroad, I'll try to post more often in english. Sorry if you caný read all the stuff, but most of it is just me blabbering about life in São Paulo and football and friends and stuff.

* A ferramenta nova do Orkut, que mostra quem viu o seu perfil, já começou a se mostrar muito prática. Não é que a ex antiga andou bisbilhotando lá? será que ela lê aqui tbm? Se lê, recadinho pra vc, moça: Valeu pela atenção, estou muito bem, obrigado...

* Falando em ex, como é bom ter uma relação saudável e de amizade com quem representou tanto na nossa vida. Dona do Sorriso, ainda e sempre vou gostar de você e torcer para que tudo dê MUITO certo na sua vida.

* Terceiro dia de baby watch e nada do Artur nascer... o moleque sabe fazer uma entrada. Daphne e Pedro, estou com o charuto pronto pra acender.

* Feriadão de preguiça e surpresas. Não é que o povo de BH lembrou de mim, agora que a Copa Davis pode ter uma etapa realizada na capital mineira? bom saber que o trabalho que desenvolvi na Dynamis ainda é bem lembrado. Tomara que role mesmo. E se rolar, em setembro estou de volta às quadras de saibro de BH!

* Preciso ir ao Rio com urgência... sinto falta de respirar no Arpoador e tomar um chopp na Lapa.

* 50 dias para o início da Copa. E a Alemanha está cada vez mais perto. De novo...

Quinta-feira, 20 de Abril de 2006

Gaaaaaallloooo!!!

As alegrias têm sido escassas no campo esportivo. Mas de vez em quando o futebol dá uma força para levantar (uia!) os ânimos. Ontem à noite foi uma dessas ocasiões.

Depois de ter perdido o jogo de ida, em Belo Horizonte, o Atlético-MG foi a Fortaleza tentar reverter a situação desfavorável na Copa do Brasil. Precisando marcar 2 gols de diferença no Fortaleza, o galo partiu para cima e conseguiu abrir 2 x 0 nos primeiros 30 minutos. O resultado levava a partida para os pênaltis, mas o Fortaleza marcou um gol faltando 20 minutos pra o fim da partida. No resultao agregado estava 3 x 2 para os cearenses.

Eis que, aos 40min, o reserva Zé Antônio, que tinha sido vaiado na partida de ida em BH e entrara por falta de opções do treinador, pede para bater uma falta da intermediária. Respira fundo, corre para a bola e enche o pé. A bola resvala na barreira, no gramado (ruim!) e engana o goleiro. Gol do Galo, e a noite tranquila da Bela Vista é cortada por um berro a plenos pulmões: GAAAAAAAAAALO!!!!

Positivo também foi o contato direto São Paulo-Uberlândia-BH, via telefone e SMS, comentando o jogo com meu pai e minha gravidissima irmã.

Agora é botar a cabeça no lugar (o que é dificil para este instável time atleticano) e enfrentar o também em crise Flamengo, pelas quartas-de final. Jogo altamente "ganhável", já que o time dos Urubus está tão ou mais instável que o Galo.

E toca sofrer... ver reacender a esperança de ganhar alguma coisa e depois ficar com o coração na mão, pra ver se os caras não vão pisar na bola.

Terça-feira, 18 de Abril de 2006

You Tube e a democratização da história

Acredito que uma das maiores invenções da chamada Web 2.0 seja o You Tube. A fórmula de receber vídeos de qualquer formato, seja de que local,conteúdo ou relevânci, está levando a descobertas incríveis de quem sabe procurar.

Mais do que simplesmente disponibilizar um canal para veiculacão, o You Tube,cm seu código fácil para colocar os vídeos em blogs e sites, permite que os usuários apresentem o vídeo dentrode um contexto todo especial, com seus cometários e reflexões.

Claro, sempre existirão centenas de milhares de videozinhos de nerds fingindo ser um cavaleio Jedi ou fazendo bomba-humana na piscina da fraternidade, mas perolas como a que coloco abaixo valem à pena.




Eu assistiria, com prazer, a um ou dois spots comerciais para ter a chance de ver Ella Fitzgerald cantando Summertime, lindamente como vocês podem conferir acima.

E tem MUITO mais de onde veio este. Nos próximos dias colocarei Frank Sinatra e Dean Martin, Nat King Cole, Sarah Vaughan, John Coltrane... para quem quiser ver e ouvir música de qualidade, a Internet é uma mina de ouro. Basta saber garimpar...

Falta alguém descobrir como extrair o áudio destes videos para transformar em MP3 e jogar no Ipod...

Segunda-feira, 17 de Abril de 2006

Quanto vale uma boa ideia?

Coluna de Luiz Marinho, publicada nesta segunda no Blue Bus.

Caro mesmo foi descobrir qual parafuso tinha que apertar

Aposto que vocês, leitores do Blue Bus, dirao que uma boa idéia vale ouro. Que nao tem preço. E é claro que eu concordo com isso. Só nao consigo entender porque, se as idéias valem tanto, tao pouca gente se dispoe a pagar por elas, afinal. Outro dia mesmo tive esta discussao com um cliente, que nao queria pagar pelo planejamento de um projeto, veja você.

A melhor metáfora para esta questao é a velha história do cara que levou seu carrao até uma oficina e pediu ao mecânico para examinar o motor, que estava fazendo um barulho esquisito. O mecânico olhou daqui, examinou dali e, depois de alguns testes, apertou um simples parafuso, deixando o motor novamente perfeito. Entusiasmado com a perícia do operário, o figurao perguntou o preço do serviço e escutou espantado a resposta – "Mil reais". Ele protestou, argumentando que o preço era excessivo para um simples aperto de parafuso. Ao que o mecânico retrucou – "Apertar o parafuso custou apenas 1 real, doutor. Caro mesmo foi descobrir qual o parafuso que precisava ser apertado... ".

A discussao sobre o valor das idéias me parece especialmente pertinente agora, quando anunciantes e agências começam a se convencer de que a publicidade de massa precisará mesmo ser complementada com novas estratégias - por exigência dos consumidores, cada vez mais arredios e exigentes, diga-se de passagem. Buzz marketing, blogs, endomarketing, marketing relacionado a causas, programas de relacionamento, relaçoes públicas e interatividade sao termos cada vez mais ouvidos nas grandes empresas e nos corredores de boas agências. A pergunta que nao quer calar é - como essas idéias serao remuneradas?

Além de pouco acostumados a pagar por estratégia, os anunciantes também nao têm o hábito de remunerar idéias criativas. As agências, desde a sua gênese, deram aos anunciantes, de graça, a estratégia e a criaçao, recebendo o pagamento dos veículos. Essa distorçao hoje cobra seu preço.

Como todo mundo sabe, nao existe almoço grátis. Ou seja, os anunciantes pagam pela estratégia, criaçao e muito mais, através das comissoes sobre produçao e veiculaçao e, principalmente, pela BV. Por isso, para manter a rentabilidade, as agências sao obrigadas a fazer incríveis malabarismos, defendendo a nova comunicaçao no discurso externo, enquanto trabalham para manter a maior parte da verba dos clientes em açoes 'above the line'. Como isso tudo vai ficar quando a comunicaçao 'below the lin' finalmente ocupar o espaço devido no mix de investimentos dos anunciantes? A resposta é fácil - agências serao remuneradas em funçao das boas idéias que produzirem.

O atual modelo de negócio das agências de publicidade depende dramaticamente da mídia de massa. Como nao creio que seja possível conter o tsunami representado pela Nova Comunicaçao das Marcas, aposto que muito em breve esse modelo precisará ser revisto. Será nessa hora, quando os mecânicos competentes se tornarao tao importantes para as marcas quanto os baroes da mídia, que precisaremos pensar a sério, o tempo todo, na resposta para esta questao - quanto vale uma boa idéia?


Copyright 2006 - Blue Bus © Todos os direitos reservados

Dica astral

Surpresa, novidade e criatividade - aceitar ou não um desafio vai depender de você se sentir capaz de alargar seu cenário de vida, enriquecer suas experiências.
Daí a importância de temperar hoje a cautela natural de seu signo com a vontade de entender, de ir além. Os instrumentos para fazer isso você já tem.

Boa, Abramo...

Sexta-feira, 14 de Abril de 2006

Jack & Ben playing Bob

Quem curte Jack Johnson deve saber que o cara começou a aparecer de verdade quando abriu alguns shows de Ben Harper, de quem é amigo.

Neste vídeo, tirado do programa de Carson Daly na NBC, os dois prestam uma homeganem a Bob Marley, cantando High Tide or Low Tide.



Respect!

Quinta-feira, 13 de Abril de 2006

Pizzaria e Pastelaria Criação

Adoro trabalhar com palavras. Desde que me entendo por gente, profissionalmente falando, sempre tive prazer (uia!) quando a atividade desenvolvida requeria escrever, ao invés de, por exemplo, vender.

Seja no jornalismo, seja em publicidade, pegar uma idéia abstrata e dar forma, conteúdo, ritmo, é uma coisa quase mágica. Ver a reação das pessoas quando você fala: "Ah, é isto o que você quer dizer: ____________", e a feição do interlocutor muda para aquela expressão de "sim!!!!".

Mas tem hora que eu preferia ser pedreiro ou piloto de avião... Nego passa briefing, faz reunião de criação, fecha tema... daei, faltando duas horas pra entregar o job - eu disse DUAS HORAS - tem uma verborragia mental e muda completamente o planejamento.

Daí, pra quem fica refazer as peças, mudar os textos, realinhar TODO o conceito criativo? Na véspera do feriado? para este infeliz aqui, que deve ter cara de pasteleiro, né?

Profissionalismo é bom e eu gosto, porra.

De molho

* Semana complicada, com uma infecção de garganta que me derrubou e me fez tomar duas injeções de Bezetacil. Dói, viu!

* Expectativa pela chegada de D. Glória, vinda da França e en route para BH, para presenciar o nascimento do meu sobrinho Artur. O moleque está esperando a vó chegar para nascer. Obediente, hein...

* Feriadão na área e não vou poder viajar, por causa da garganta e da falta de grana.

* Em compensação, fogão e máquina de lavar novos no ap. Que está vazio, não só de móveis. Ela faz falta...

* A vida segue, e enquanto uns vão rever os pampas e se perder na luz do inferno, outros ficam curtindo a cidade vazia e calma. Quem sabe com uma descida para a praia, se o tempo permitir?

Sábado, 8 de Abril de 2006

Good vibrations

Apesar das críticas de Herr Schüller, de que o cara aparece na capa da Capricho e por isso merece menos atenção que outros, o show de Jack Johnson teve muitos pontos positivos.

Mais de 20.000 pessoas lotaram a Arena Skol Anhembi. Pra começar um comentário sobre o espaço, que este escriba ainda nao conhecia. Boa estrutura, banheiros e bares em número suficiente, muuuito espaço e boa sinalização. O público, formado por 90% de adolescentes (é, daqueles que lêem Capricho, Mr. S) estava comportado e num clima "Zen-Final-de-Dia-Em-Maresias" total.

Na chegada um potencial para mega-muvuca, com trânsito infernal e congestionamentos monstro. Na verdade eram os pais deixando os rebentos na porta do show. A entrada foi tranquila, e vale o destaque para a pormoção da 89FM, chamada "On Jack que está o Jack Johnson". hã, hã? (preciso botar o gif da mãozinha de publicitário aqui).

Mr. Johnson é da tribo paz-e-amor total, zen-surfista e passa esta energia para o público durante o show. Sem muita pirotecnia - ou presença d palco, na verdade - ele desfilou mais de duas horas e 15 de sucesso atrás de sucesso. O público cantou quase todas, foi ao delírio com Banana Pancakes, pirou quando Jack arriscou o refrao de "Mas que Nada", do Benjor (ôôôô, ai li rá, láiou... obá, obá, obá) em um português macarrônico. Me senti o Tiozinho que sou quando ele emendou "Whola lotta Love", do Led Zeppelin, e a platéia fez cara de conteúdo.

Naquelas de que SP é um ovo, encontrei D. Mauricio Reis na catraca de entrada. Menos mal, pq assim ficamos dois tiozinhos de mais de 30 no meio da molecada de 16,35 anos de média.

Agradeço à Princesinha AP Cavagnoli pelo ingresso e pelas horas de boa diversão, boa música e tranqüilidade. Foi show...

(Tá bom, Fabiano, não vou zoar mais quando vc ouvir Harry Connnck Jr.)

Sexta-feira, 7 de Abril de 2006

Yay!



I'm gonna flood you
like a love river.
Aw baby, the postman
is about to deliver

Cook you up some dinner
A little pasta
Listen to some music
A little rasta

Quinta-feira, 6 de Abril de 2006

In vino veritas



Mais um sinal inequívoco da chegada da idade é que as opções etílicas deixam de conter apenas cerveja, cachça e vódega e pasam a contemplar cada vez mais os vinhos. E por vinho eu não me refiro aos Chapinhas ou às garrafas que passam de mao em mao nos esquentas pré-balada.

Na edição desta quinta-feira da Folha de S. Paulo a seção de culinária traz uma resenha dos vinhos argentinos do grupo Nieto Senetiner, representado no Brasil pela Casa Flora. E faz uma análise muito favorável dos varietais da adega, com particular atenção ao Cabernet-Shiyrah e ao Merlot. E o melhor, com preços pra lá de honestos: O Reserva Nieto Cabernet, entregue em casa, sai por R$ 21,70! E o Benjamim Nieto (uma linha menos nobre, mas ainda assim varietal) por míseros R$11.

Este escriba vai experimentar, com certeza. A análise vem a seguir…

Olha o Mig baratinho...


Fiscais da alfândega de Hong Kong abriram um container vindo da Ucânia e acharam isto... um Mig 29 Fulcrum (provavelmente B, segundo meu Mestre em aviação F Schüler), em perfeito estado e pronto para delivery.

Sensacional é o que deve estar ali atrás, naqueles outros containers que nao foram abertos. Será o resto da esquadrilha, ou ainda um par de Sukhoys de caça? Talvez um ou dois misseis balísticos nucleares?

Medo é se o sticker de entrega da FedEx ucraniaia estiver escrito “To Rio de Janeiro – C/O Red Command”. Vai saber se os caras de Kiev, com a cara cheia de vódega, não acharam que Comando Vermelho tinha um som agradevelmente familiar…

A historia se repete, agora como farsa.

Um dos fiéis leitores destas mal-traçadas é Renato Santos Passos, autor do “Meu Bazar de Idéias”. Já comentei sobre ele anteriormente e de como me sinto orgulhoso de ter atraido a atenção de alguém que é parte viva de uma história brasileira que está se perdendo no tempo.

Neste post Santos Passos conta uma interessante história sobre um companheiro de militância política nos anos 70, suas posturas éticas ( ou a falta de) e o que o companheiro veio a representar no (des)governo do “Grande Timoneiro que nada sabe”.

Vale a leitura, não só do post, como de todo o blog. Atenção à série de posts “Era uma Vez”, em que Santos Passos conta suas andanças pelos cárceres da ditadura e seus contatos com figuras que sobreviveram à ditadura para adentrar o cenário político nacional, seja como vilão, seja como bufão.

Terça-feira, 4 de Abril de 2006

Mínino denominador comum

Continuando a série "vamos ler mais e melhor", este blog recomenda a seus 2,3 leitores a inclusão de No Mínimo na lista diária.

A escalação conta com alguns dos melhores cronistas do país, matérias que enfocam as novidades úteis e inúteis da Internet BR, tendências que chegam de fora e muita coisa que vale à pena para educar nossos cada vez mais embotados sentidos.

Só de ter Mário Sergio Conti, Zuenir Ventura, Marcos Sá Correa e Pedro Dória, sem contar Tutty Vazquez, já vale a visita. Mas as seções Weblog, a impagável "A Palavra É" (que disseca um termo em destaque no noticiário diário) e a "A Playboy de No Mínimo" (com uma análise objetiva do que oferecem as revistas masculinas no mês) são imperdíveis também.

Vai e absteça sua cacholinha de informação de qualidade, Joãozinho. Você não vai se arrepender.

Segunda-feira, 3 de Abril de 2006

Pílulas elucubrativas pra começar a semana

* Cada vez mais me convenço de que o ser multimídia, multitasking, é o caminho para o futuro. O profissional que se limita a saber só um ofício, o cara que fica ali naquele arroz-com-feijão, está condenado a ficar no empreguinho nosso de cada dia.

* Esta capacidade de se adaptar a situações inesperadas vem se mostrando cada vez mais útil para este escriba nos últimos quatro meses. E me dá forças para começar, de novo, a pensar mais alto. Qual é o meu limite? Porque de contentar seo com isto?

* Rompimentos, mudanças, separações. Todos os clichês sobre recomeços são verdadeiros. Been there, done that, got the T-shirt to prove it.

* Lendo muitas coisas interessantes ultimamente. Peguei Trainspotting e Cova Rasa. Porrada na cara!

* Minha relação com drogas está cada vez mais clara. Tenho, realmente, pavor de maconha. Incrível como o simples cheiro do back pode detonar tantas reações adversas em tão pouco tempo. I'm turning in an old grumping man.

* Cabelos ruivos, olhos verdes... língua ferina, corpo diabolicamente sedutor. Unreachable, but so damn close. É, Herr Schuler, não posso dizer que não fui avisado.

* Nice guys finish last!

* Jack Johnson na sexta. Preparem seus ouvidos para a explosão de gritinhos adolescentes. Mas não é que as letras do cara são boas mesmo. Acho que o fato de ser tão adorado por brainless teenagers, por surfistas e por trintões urbanos mostra que o cara, realmente, passa alguma coisa boa.

* I need a beach! (sound pun intended)

* Acho que escapei de ir à Alemanha esta semana... dois dias de viagem para uma reunião de quatro horas. Mas quem disse que o mundo corporativo é coerente?

* Mente ociosa, jardim do diabo. Ou alguma coisa assim...