Por toda a comunidade da comunicação, reverberam os resultados de Cannes que mostraram que os dinossauros da publicidade finalmente viram que seu próprio meteoro atingiu a Terra e os está levando à extinção.
AdAge, Blue Bus, blogs de profissionais, Meio & Mensagem, Folha de Piraricu do Sul… ninguém ficou impune aos resultados divulgados na França, mas ainda abundam teorias e tentativas de interpretação.
Vai ser interessante ver as referências cruzadas, os relatos de quem esteve em Cannes e quem acompanhou via internet – e teve uma compreensão até mais ampla de quem esteve in loco – sobre que rumo tomar. As conferências, segundo os posts, foram muito mais de constatação da mudança de direção do que de indicações de caminhos claros a seguir.
Os premiados, na maioria das vezes, já haviam sido dissecados em blogs e publicações de todo o globo. Cannes passou a ser ratificador ao invés de lançador de tendências.
E é bom o Brasil ficar esperto. Quem não se adaptar vai ter o mesmo destino dos Velociraptors e T. Rex: virará petróleo e vai acabar impulsionando a próxima geração dominante no planeta Comunicação… os Integrados.